TJMG firma parceria com a AJA/MG

 em caamg, Institucional, Sem categoria

TJMG firma parceria com a AJA/MG – Os diretores da CAA Vanguarda – Ronaldo Armond, tesoureiro; e Diogo José da Silva, 2º secretário – participaram da reunião para assinatura de termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais (AJA/MG), realizada no gabinete da Presidência do TJMG, na tarde dessa quinta-feira (19/10).

 

TJMG firma parceria com a AJA/MGAssinado pelos presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro, e da AJA/MG, Lucas Bessoni Coutinho de Magalhães, o documento que sela a parceria prevê a capacitação de associados da Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais em técnicas de conciliação e mediação, promoção da cidadania e atuação nos CEJUSCs de todo o estado de Minas Gerais.

 

TJMG firma parceria com a AJA/MG

O documento também foi assinado pelo 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna, que destacou que a cooperação “é uma maneira pela qual o Tribunal de Justiça pode capilarizar mais o sistema de mediação e conciliação, por intermédio da principal força que está junto aos clientes – que são os litigantes, os jovens advogados. Daí a necessidade que nós tenhamos a força e a mão de obra e o incentivo dos jovens advogados nessa nova cultura que é de pacificação social” destacou o desembargador.  Com o objetivo de promover meios alternativos de solução de conflitos, a parceria terá duração de cinco anos e abrangência estadual.

O presidente da AJA/MG disse que uma das missões principais da associação é divulgar os métodos consensuais para a solução de controvérsias. De acordo com o Lucas Bessoni, “a entidade acredita que o caminho para a pacificação social é o emprego cada vez mais sistematizado dos institutos da conciliação e da mediação”, ressaltou.

TJMG firma parceria com a AJA/MG

Durante a reunião, o desembargador Herbert Carneiro agradeceu a presença dos advogados e elogiou a iniciativa, que, segundo ele, representa muito para a instituição. “O Tribunal mineiro é reconhecido como um dos que mais investe em conciliação e mediação, e isso se deve em grande parte às valiosas parcerias já estabelecidas nessa área.” O presidente lembrou que em Minas já foram instalados mais de cem Cejuscs, cuja função é divulgar a cultura do acordo e aplicar os métodos consensuais de solução de conflito.

Ficou acertado no contrato que a AJA/MG vai ceder a força de trabalho de dez jovens advogados para serem conciliadores e mediadores voluntários nos Cejuscs. Esses profissionais serão acompanhados, orientados e supervisionados pelos juízes coordenadores dos centros.

O Tribunal, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), vai capacitar e certificar os voluntários que irão atuar nos Cejuscs como facilitadores da autocomposição e do diálogo entre as partes.

A medida cumpre a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.

Estiveram presentes também na reunião o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o desembargador José Antônio Braga, considerado como fundamental para a efetivação da parceria por ter feito a intermediação entre a Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Maurício Pinto Ferreira.

Compareceram ainda à formalização do acordo os seguintes integrantes da AJA: a vice-presidente da Cláudia Marques Macedo; os conselheiros consultivos Adalberto Lustosa de Matos, Pollyana Microni Quites Pellegrinelli e Tiago Mendes Antunes; o tesoureiro adjunto Augusto Valadares; o secretário adjunto Lucas Melo; Evanilde Freitas e Sinai Lustosa, membros fundadores da associação.

As informações completas sobre a execução do convênio serão divulgadas nas redes sociais da AJA/MG.

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Colégio de Dirigentes OAB/MGPalestra Patos de Minas