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Renove já!

Saiba como renovar

1. Quem pode fazer a RENOVAÇÃO do certificado digital nesta página?

Todos os advogados que adquiriram o certificado digital, tipo e-CPF, através do Programa Minas Digital da CAAMG.

2. Qual é o valor e formas de pagamento para RENOVAR meu certificado digital?

O valor da renovação do certificado é de R$ XXX,xx. Você pode pagar utilizando cartão de crédito ou pagamento via boleto bancário.

3. Como faço para RENOVAR meu certificado digital?

Indicamos que você faça do download do Manual de Renovação de Certificado Digital Minas Digital, disponível neste site (clique aqui para fazer o download). Entretanto, de forma bastante resumida, o processo é da seguinte forma:

  • Acesse o site, confira seus dados e faça o pagamento;
  • Você receberá um e-mail de confirmação após a compensação do pagamento*;
  • Acesse o site e renove (instale o novo certificado) em sua mídia.

* Para pagamento com cartão de crédito, tempo estimado de até 60 minutos. Para pagamento via boleto bancário, tempo estimado de até 03 dias úteis após o pagamento do boleto.

4. Após RENOVADO, por quanto tempo será válido meu novo certificado digital?

A renovação do certificado digital será válida por mais 3 (três) anos.

5. O que acontece com meu certificado digital antigo?

Ele continuará hospedado em sua mídia (token ou cartão), mesmo após atingido o prazo de validade. Em sua mídia também estará hospedado seu novo certificado digital e este deverá ser utilizado para todas suas transações.

6. Posso continuar utilizando meu certificado digital antigo após efetuar a RENOVAÇÃO?

De acordo com as normas do ITI, o certificado digital deve estar válido no momento da assinatura ou utilização em quaisquer plataformas. Assim, você pode utilizar seu certificado digital antigo até que a data de validade seja atingida.

7. Vou precisar ir a um Posto de Atendimento da CAAMG para concluir o processo de renovação?

Não. De acordo com as normas do ITI, todo processo é online e feito pelo próprio proprietário do certificado digital.

8. Quantas vezes posso RENOVAR meu certificado digital?

De acordo com as normas do ITI, o processo de renovação é feito uma única vez. Não é possível realizar mais de uma renovação por cada certificado digital.

9. Perdi meu certificado digital. Como faço para RENOVAR?

De acordo com as normas do ITI, só é possível realizar a renovação com o certificado digital anterior válido e em mãos. Na ocorrência de perda, roubo, extravio ou qualquer outra indisponibilidade, deverá ser adquirido novo certificado digital.

10. Meu certificado digital já venceu. Como faço para renovar?

De acordo com as normas do ITI, somente é possível realizar a renovação do certificado digital enquanto o certificado digital antigo é válido. Portanto, na ocorrência do prazo de validade ter sido atingido, o titular deverá adquirir novo certificado digital.

11. Meu nome foi alterado. É possível efetuar a RENOVAÇÃO do meu certificado digital?

Não. De acordo com as normas do ITI, o certificado digital tipo e-CPF possui vínculo com a Receita Federal. Assim, na ocorrência de troca do nome, é necessário adquirir novo certificado digital de forma que este contemple esta alteração.

Importante: se você alterou seu nome e continua com certificado digital com nome anterior, procure imediatamente um Posto de Atendimento da CAAMG e adquira novo certificado digital.

12. O Agente de Registro pode RENOVAR meu certificado?

Não. De acordo com as normas do ITI, o Agente de Registro não pode efetuar a renovação de certificado digital para nenhum titular de certificado digital. Inclusive, o computador utilizado pelo Agente de Registro é bloqueado para efetuar tal ação, de forma a manter o rígido controle na execução deste processo. Entretanto, todos nossos Agentes de Registro são aptos a orientar como o titular deve proceder para efetuar a renovação. Lembrando mais uma vez que todo o processo de renovação deve ser conduzido pelo próprio proprietário do certificado digital.

13. Fiz o pagamento da RENOVAÇÃO mas quando fui RENOVAR, meu certificado digital antigo já tinha expirado. Como devo proceder?

De acordo com as normas do ITI, é necessário que seu certificado digital antigo esteja válido no momento da renovação. A renovação ocorre no momento da instalação do novo certificado e não no momento do pagamento. Assim, caso seu certificado digital tenha expirado no momento da instalação, é necessário adquirir novo certificado digital através do Programa Minas Digital e validar em um Posto de Atendimento da CAAMG. Você deverá entrar em contato com o SAC da Valid através dos canais de atendimento 3004-3454 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 08007254565 (demais localidades) e solicitar o reembolso do pagamento da sua renovação.

14. Qual navegador de internet deve ser utilizado para o processo de renovação de certificado?

Recomendamos que seja utilizado o navegar Internet Explorer versão 10 ou superior.

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