Prevenção e combate à hipertensão arterial na pauta da CAA/MG

 Em Drogaria Santo Ivo

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) irá realizar, entre os dias 24 e 28 de abril, a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Neste período, profissionais da área da saúde estarão distribuídos nas unidades da Drogaria Santo Ivo aferindo pressão e tirando todas as dúvidas sobre como evitar e controlar a doença. A ação visa conscientizar e alertar os advogados sobre os riscos trazidos pela pressão alta. Participe!

No Brasil, em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que atinge mais de 30 milhões de pessoas no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A hipertensão ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e insuficiências cardíaca e renal.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e requer uma mudança no estilo de vida. Quem já é hipertenso, além de tomar as medicações conforme orientação médica e jamais abandonar o tratamento, é preciso criar hábitos saudáveis, como parar de fumar, diminuir o consumo de cafeína, álcool e sal nos alimentos, além de praticar atividades físicas e controlar o peso.

Ter uma vida mais saudável também é a principal forma de se prevenir contra a doença. Além disso, pessoas em idade adulta devem aferir a pressão pelo menos uma vez por ano, como forma de acompanhamento. É importante lembrar que à medida que vamos envelhecendo nossa pressão vai aumentando. Esse é um processo natural, já que nossas artérias ficam mais rígidas e menos elásticas com o passar dos anos.

Hipertensão Arterial

A hipertensão é uma doença democrática, silenciosa e muito comum: ataca homens e mulheres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma em cada quatro pessoas adultas sofre de pressão alta. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes só é feito quando há complicações.

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar