CAA/MG adere ao projeto #PraCegoVer e leva acessibilidade às suas redes sociais

 Em Institucional

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) aderiu ao projeto Pra Cego Ver (#PraCegoVer) e passa a descrever as fotos postadas em suas redes sociais. A iniciativa de transformar imagens em palavras visa proporcionar a inclusão das pessoas cegas ou com alguma limitação visual em nossas mídias.

#PraCegoVer é uma proposta de disseminação da cultura da acessibilidade, idealizado pela professora baiana, Patrícia Braille. Atualmente, milhares de pessoas navegam na Internet com o auxílio de programas de leitura de tela, capazes de transformar em voz o conteúdo das páginas. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las aos deficientes visuais.

O presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, ressalta o compromisso da instituição com todas as formas de inclusão: “em 2016 lançamos o Projeto Portas Abertas, que basicamente substitui as maçanetas tipo bola pelas tipo alavanca. Com isso, possibilitamos o acesso de qualquer pessoa às salas da OAB. Este é mais um passo, mesmo que pequeno, para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, conclui.

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG, Ana Lúcia de Oliveira, a importância deste tipo de ação “demonstra o compromisso Caixa de Assistência com a Lei Brasileira de Inclusão. Além disso, a ferramenta facilita o trabalho do advogado e, no caso específico das redes da instituição, permite que os deficientes mantenham-se informados dos benefícios e serviços oferecidos para advocacia”.

Facebook

A importância do projeto para inclusão dos cegos às informações postadas na maior rede social do mundo é enorme. Para ter uma ideia, de acordo com dados do próprio Facebook, cada vez mais a quantidade de textos nas redes sociais é menor, enquanto a de imagens só cresce, sendo divulgadas aproximadamente 1,8 bilhões por dia. A página oficial da CAA/MG (@caaminas) tem, no momento, cerca de 100 mil seguidores, sendo um dos principais canais de comunicação da instituição.

Twitter

O Twitter disponibilizou um recurso que permite inserir descrições nas imagens postadas no microblog. Com isso, usuários cegos ou com algum tipo de limitação visual poderão saber o que tem na foto ou banner publicado. A Caixa de Assistência também irá atualizar suas postagens, descrevendo os conteúdos das imagens que acompanharem os textos das publicações. O perfil da CAA/MG no Twitter (@caamg) é atualizado diariamente, com posts sobre os serviços e benefícios oferecidos pela instituição, além de informações e notícias do meio jurídico.

Instagram

A elaboração de descrições para fotografias e imagens também pode ser utilizada pelos usuários do Instagram com o auxílio dos leitores de tela. No perfil da Caixa de Assistência (@caa_mg) os seguidores podem acompanhar por meio de imagens e vídeos, os eventos e confraternizações realizados pela instituição, dentre outras coisas.

 

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