Posse da OAB/MG e CAA/MG reúne duas mil pessoas no Minascentro

 em Sem categoria

Solenidade foi prestigiada por autoridades do Judiciário e Legislativo

As diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB/MG) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG) tomaram posse em concorrida cerimônia no Minascentro, em BH, nesta quinta-feira, 2/6. Sérgio Rodrigues Leonardo (presidente da Ordem) e Gustavo Chalfun (presidente da CAA/MG) receberam importantes autoridades estaduais e nacionais, juntamente com toda diretoria da CAA, Vanja Honorina, Valéria Lemos, Giuliano Almada, Flavia Fachineli, Rodrigo Botti, Luiz Paulo Moreira e Silvina Mendes.

Participaram da solenidade, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti. Os delegados subseccionais da CAA/MG e os conselheiros estaduais para a gestão 2022/2024 foram diplomados.

Também compareceram, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Arthur Filho; o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa, presidentes de outras seccionais e ex-presidentes seccionais.

Sérgio Leonardo destacou que a Ordem mineira vive novos tempos. “Agora, a OAB mineira e o Conselho Federal da entidade caminham juntos.” Sérgio disse que a gestão vai trabalhar com transparência, responsabilidade e pelo bem da sociedade.

“Seguiremos dedicados a inovar, incluir e avançar. Farei deste lema o compromisso para os três anos como presidente da Ordem”, asseverou.

Em discurso, o presidente da CAA/MG, Gustavo Chalfun, sobrelevou a valorização das subseções e da advocacia do interior. “Temos a responsabilidade de representar 130 mil inscritos, com intuito de oferecer melhor condição de trabalho e uma OAB independente, inclusiva e sempre na defesa dos preceitos institucionais.”

Chalfun condecorou Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB, com a comenda Lyda Monteiro. A honraria, idealizada pela CAA/MG, é concedida a todos aqueles que contribuem de forma efetiva para os direitos humanos.

Autoridades presentes

O presidente eleito do TJMG, José Arthur Filho, que tomou posse como desembargador a partir do Quinto Constitucional, ressaltou que é o primeiro representante da advocacia a assumir a presidência da Corte mineira.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, afirmou a importância do advogado na manutenção da justiça no Brasil. Pacheco participou do sistema OAB como conselheiro, presidente de comissão e conselheiro federal da seccional mineira. “Em oito anos de vida pública, sempre acreditei e lutei pelo bom exercício da advocacia”, ressalta.

Por fim, o presidente da OAB Federal, Beto Simonetti, encerrou a solenidade recordando de grandes protagonistas do estado: “Afonso Pena, Juscelino Kubistchek, Tancredo Neves, Itamar Franco, Afonso Arinos,
Gumarães Rosa, Chica da Silva, Carlos Drummond de Andrade entre outros”.

Simonetti lembrou que Minas Gerais foi escolhida – por unanimidade – no Conselho Federal para ser a capital brasileira da advocacia, já que receberá o maior evento jurídico do país, a Conferência Nacional da OAB, em 2023.

Conferência Nacional da Advocacia em Minas Gerais
Em outubro de 2023, Belo Horizonte vai sediar a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, a Conferência das Liberdades, o maior evento jurídico nacional. A última conferência que ocorreu em solo mineiro foi em 1990.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar