Portal do Conhecimento! A plataforma educacional digital que pensa Direito

 Em Revista Vanguarda

Totalmente gratuito e seguro, o Portal do Conhecimento é a plataforma que alcança a advocacia mineira – PJe, empreendedorismo, conteúdos atuais, videoaulas, podcasts e suporte de especialistas na rede social privada

 

digitalização do Processo Judicial impõe o desafio da inclusão para as seccionais da Ordem em todo o Brasil. Acessar e dominar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) é condição fundamental para o exercício da profissão nos dias de hoje. Em Minas Gerais, a CAA Vanguarda acelerou os passos da inclusão da advocacia com o programa Minas Digital. O maior na área de certificação digital para advogados no país, com mais de 50 mil certificações emitidas no estado. “Os programas Minas Digital e Minas Digital Itinerante colocaram Minas em primeiro lugar no ranking brasileiro de certificações, com expressivo número de emissões em menos de um ano”, comemora o presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga.

Com os programas, a CAA/MG facilita a certificação tanto para profissionais da capital quanto para aqueles que atuam no interior do estado, universalizando o acesso aos benefícios oferecidos pela entidade. A certificação com token via Minas Digital foi simplesmente a mais barata do Brasil e, pouco mais de três anos depois, ainda é. Custa R$ 160 e é exclusiva para advogados e estagiários inscritos na seccional mineira da Ordem. Isso mesmo, o programa Minas Digital comemorou três anos de ótimos resultados para a advocacia mineira. O momento é importante também para pensar na renovação do Certificado Digital que tem validade de três anos. A renovação também é simples, barata e pode ser feita online, desde que o certificado antigo ainda esteja válido. Então, é preciso ficar atento e não deixar o seu expirar.

Adquirir Certificado Digital  |  Renovar o Certificado

Ciente de que não bastaria certificar os advogados, a diretoria da CAA/MG criou um programa eficiente divido em três etapas. A segunda etapa do Minas Digital ofereceu treinamentos com especialistas sobre o PJe em todas as regiões do Estado. Paralelamente a CAA Vanguarda produziu conteúdos digitais e começou a oferecer suporte on-line.

A terceira etapa é marcada pelo lançamento do Portal do Conhecimento, em agosto de 2015. A plataforma educacional digital da CAA/MG oferece um ambiente 100% seguro, testado e aprovado por mais de 12 mil advogados. “O grande diferencial dessa ferramenta, voltada para a qualificação profissional do advogado mineiro e totalmente gratuita, é o conteúdo educacional e exclusivo para os profissionais do Direito”, explicou o presidente da entidade.

O objetivo original do Portal do Conhecimento é permitir a inclusão digital da advocacia mineira nos novos sistemas. A plataforma vem cumprindo, de maneira brilhante esse papel. O benefício oferecido pela CAA/MG deixa o advogado mineiro mais perto do processo eletrônico, desmistificando a teoria de que os sistemas são muito complexos. Além do tema PJe, o Portal é um canal para outros assuntos como o empreendedorismo e conteúdos relevantes para os advogados.

Leia mais sobre o Minas Digital, o Minas Digital Itinerante e acesse o Portal do Conhecimento da CAA Vanguarda.

http://www.portaldoconhecimentooab.com.br/

 

Acesso ao Portal

O acesso ao Portal do Conhecimento pode ser feito pelo site da CAA/MG: (caamg.com.br). O login do usuário é o seu número de registro da OAB, e a senha é o número do seu CPF. Após o primeiro acesso, cada usuário será direcionado a uma página para criar o seu perfil e cadastrar um login e trocar a senha por uma de sua preferência.

Outra forma de acessar é baixar o aplicativo do portal para celular, buscando por OAB CAA MG. Ele está disponível tanto na Apple Store, para iPhone, quanto no Google Play, para quem usa smartphones com o Android.

Todos os dias, na plataforma, são postadas notícias relevantes sobre o meio judiciário para que você possa se manter sempre informado. Ali também o advogado pode encontrar apostilas, cursos, tutoriais e videoaulas – gravadas no estúdio da TV CAA OAB MG – com orientações relacionadas ao PJe, ao Novo CPC e ao ensino jurídico. As atualizações são frequentes e, a cada semana, novos assuntos são trazidos ao debate.

Vídeoaulas

Mas você deve estar se perguntando: “quem grava essas videoaulas?” Elas são gravadas por professores e advogados com amplo conhecimento no processo eletrônico. Além disso, disponibilizamos apostilas e notícias atualizadas sobre o que acontece, em Minas Gerais e em todo o Brasil, envolvendo o PJe. O conteúdo é oferecido em módulos. Assim, o advogado pode encontrar desde as noções básicas de informática até o passo a passo do peticionamento eletrônico.

Para se ter uma ideia, entre os muitos profissionais que já gravaram aulas para o Portal do Conhecimento, estão a advogada, conselheira da OAB/MG e especialista em Direito Processual e PJe, Gláucia Campolina, e o advogado e membro do Comitê Gestor do PJe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Bernardo Grossi.

A revista Vanguarda Advocacia conversou com Gláucia Campolina, que considera de extrema importância para o advogado o acesso ao portal. Para ela, são duas as vantagens principais da plataforma. “A primeira é a interação do advogado com a informática, a fim de que ele se habitue à consulta e aos estudos por meio da internet. A segunda e mais relevante é justamente o treinamento e a busca de informação de modo gratuito e fácil”, disse a advogada.

Para Bernardo Grossi, o Portal do Conhecimento é fundamental para democratizar o acesso às informações. “Por meio das videoaulas, que têm formato acessível e moderno, o advogado tem como sanar suas dúvidas muito facilmente e sem demora, com a facilidade de ter a orientação em vídeo, que ele pode rever sempre que julgar necessário”,destacou.

Aprovado!

A Vanguarda Advocacia também conversou com advogados que já têm o hábito de acessar o Portal do Conhecimento e usam a plataforma como uma ferramenta de qualificação e suporte. Confira, abaixo, o que eles acham da ferramenta:

“Por meio do portal, tenho acesso a videoaulas, apostilas didáticas e diversos outros materiais que me auxiliam na solução de problemas ainda recorrentes na instalação dos programas necessários, tanto para o funcionamento do certificado digital, como no peticionamento eletrônico”

Mateus Vasconcellos, advogado

 

“Sempre que tenho dúvidas, recorro às videoaulas, que me dão importante suporte e estão sempre lá, disponíveis. Também considero relevantes as notícias postadas diariamente, que me mantêm atualizada sobre assuntos jurídicos. Isso é muito importante para mim”

Fabiana Carvalho, advogada

 

 

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar