OUTUBRO ROSA NA FUMEC CONTA COM APOIO DA CAA VANGUARDA

 Em caamg, caavanguarda, Outubro Rosa, Sem categoria

No dia de hoje (10/10), a Universidade FUMEC realizou a ação Outubro Rosa, que tem como finalidade alertar a todos, principalmente às mulheres, sobre a importância da realização dos exames de prevenção ao câncer de mama, que é hoje o mais comum entre elas. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A ação foi realizada pela Faculdade de Biomedicina em dois horários: 9h às 10h e 18h às 19h, e contou com o apoio da CAA Vanguarda que disponibilizou cartilhas informativas sobre os direitos dos pacientes com câncer. O mês de outubro é dedicado à conscientização da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença. Daí a importância de, todo ano, valorizar o Outubro Rosa. As campanhas geram mobilizações mundiais, com intuito de alertar a população sobre a importância de realizar os exames de rotina.

DEPOIMENTOS

Dentre os projetos que a gente desenvolve na Universidade, sempre ligado ao social, agora temos essa campanha junto ao curso de Biomedicina sobre a prevenção ao Câncer de Mama. É com muita alegria que contamos com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais que também tem essa tarefa, essa missão, e cada vez mais está ampliando esse atendimento à população de modo geral. Nos foram cedidas cartilhas que, juntamente com o pessoal da Biomedicina que já tem uma atuação ampla em projetos de apoio à população, está fazendo hoje este evento aqui na Universidade FUMEC. (Andréa Vasconcelos – Coordenadora do Setor de Extensão da Faculdade de Ciências Humanas)

Essa campanha é essencial, porque esses eventos de conscientização já começaram há alguns anos, e o Outubro Rosa é muito importante, pois estamos falando do câncer de mama que é hoje o tipo de câncer que mais mata mulheres. Através da prótese Mamamiga as mulheres puderam aprender a como realizar o auto-exame e detectar um possível diagnóstico. A campanha também tem o objetivo de desmistificar um pouco a história do câncer de mama que hoje possui tratamento e cura. (Ana Amélia Paolucci – Coordenadora do Curso de Biomedicina)

Recent Posts

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar