O que você precisa saber sobre marketing jurídico

 em Portal do Conhecimento

Ainda tem muita gente por aí que acredita que se formos bons profissionais, nosso trabalho se vende sozinho, afinal todo mundo um dia precisa de um advogado. Sem tirar importância da excelência profissional, em um mercado tão competitivo com o qual lidamos hoje em dia, é preciso acrescentar uma variável necessária na equação do sucesso: o marketing.

Principalmente quando falamos em empreendedorismo e abrir o próprio escritório, o mercado exige que sejamos profissionais multifuncionais, dominando de tudo um pouco na gestão de nossas carreiras. Se você tem dúvidas quanto a comunicação de seu escritório, separamos algumas dicas para te ajudar a traçar um planejamento de marketing. Veja só:

Conheça os limites

Existem limites legais de como o marketing jurídico deve ser feito, que seguem o Código de Ética da OAB. Não é permitido, por exemplo, fazer anúncios televisivos ou radiofônicos, nem oferecer consultoria gratuita pelo site ou divulgar preços e honorários. O bom senso nesse caso é sempre bem vindo, de maneira que suas campanhas de marketing não construam uma imagem negativa, que fira a credibilidade do escritório.

Aposte no virtual

É permitido o uso da internet para o marketing jurídico, e a nossa dica de ouro é manter um blog. Dessa forma seu escritório poderá contar com uma das ferramentas mais eficazes do marketing digital: o marketing de conteúdo. A prática envolve a produção de conteúdo relevante para seu público, informativo e com qualidade de redação, que cative o leitor, denotando segurança ao demonstrar domínio no assunto. O marketing de conteúdo contribui, também, para um melhor rankeamento orgânico em buscadores como o Google.

Defina seu público

Direcionamento é essencial para a eficácia de uma campanha de marketing, principalmente quando lidamos com o ambiente virtual. Por isso é muito importante conhecer o público e construir suas estratégias de acordo com suas especificidade, produzindo anúncios e conteúdos que sejam de fato relevantes que irão gerar mais visibilidade para seu escritório na rede.

Planeje-se

Organização e planejamento são essenciais para o sucesso de uma campanha de marketing. Tenha em vista o que você quer alcançar e as ferramentas e estratégias que você irá utilizar neste processo, antes mesmo que implementar a primeira ação.

Trabalhe os vínculos

Networking é uma palavra batida, mas é uma prática essencial, já que não apenas de digital vive o marketing. Além de frequentar eventos e palestras, para estabelecer novas conexões, é importante também cuidar dos vínculos já estabelecidos, como clientes e parceiros. A manutenção desses relacionamentos é essencial para garantir indicações a seu escritório.

A medida em que seu escritório for crescendo e as estratégias de marketing passarem a tomar formatos complexos, é interessante procurar um profissional para geri-las. Até lá, fica nossa última dica: estude e conheça bastante sobre o assunto, para acompanhar as mudanças e evoluções das práticas do marketing, que se alteram com frequência, acompanhando tendências ditadas pela sociedade.

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