A sua melhor opção em certificação digital em todo o país!

Minas Digital

Visando auxiliar o(a) advogado(a) mineiro(a) na transição do processo analógico para o digital, a CAA/MG lançou, em 2014, o MINAS DIGITAL. A Certificação Digital é mais um benefício da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. 

Para mais informações, ligue para (31) 2103-1628 e 2103-1626, ou envie um e-mail para certificados.md@caamg.com.br

ADQUIRA OU RENOVE PRESENCIALMENTE SEU CERTIFICADO

Certificados para advogados (as), estagiários (as) e sociedade de advogados com custo a partir de R$ 95,00 (noventa e cinco reais). É possível realizar o pagamento por meio de cartão de crédito ou boleto bancário (sendo este, necessário aguardar o prazo de 2 dias úteis para constar o pagamento).

Dúvidas frequentes

1. Quem pode adquirir o certificado digital nesta página?

Todos os advogados(as) e estagiários(as) inscritos e regulares na OAB/MG.

2. Quais são as formas de emissão do certificado digital?

Atualmente, existem 3 formas para emitir vosso certificado:

PRESENCIAL: aplicada para todos os casos onde o Titular não possui certificado anterior emitido por qualquer Autoridade Certificadora ICP-Brasil ou que a emissão anterior tenha sido realizada sem a coleta biométrica do titular (certificados emitidos antes de Fevereiro/2018).

VIDEOCONFERÊNCIA: opção para todos os titulares que já possuem um certificado anterior emitido por qualquer Autoridade Certificadora e que possua biometria cadastrada na ICP-Brasil (certificados emitidos após Fevereiro/2018). O certificado anterior pode estar vencido!

ONLINE: opção para todos os titulares que já possuem um certificado anterior emitido por qualquer Autoridade Certificadora e que possua biometria cadastrada na ICP-Brasil (certificados emitidos após Fevereiro/2018). O certificado anterior precisa estar VÁLIDO!

3. Como é o processo para EMISSÃO PRESENCIAL?
  1. Verifique nossos pontos de atendimento presencial logo abaixo na página!
  2. Escolha o certificado digital para sua necessidade na página caamg.certdata.com.br;;
  3. Caso não possua cadastro, promover seu cadastro na própria plataforma;
  4. Efetue o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário;
    a) Você receberá um e-mail confirmando o pedido;
    b) Após a compensação, você receberá um e-mail com o link para agendar seu atendimento em um de nossos postos;
  5. Efetue o agendamento e compareça em um de nossos postos com a documentação necessária!
4. Como é o processo para VIDEOCONFERÊNCIA?
  1. EXCLUSIVO PARA QUEM JÁ POSSUI BIOMETRIA CADASTRADA NA ICP-BRASIL!
  2. Para certificados do tipo A3 (hospedados em token ou cartão), é necessário que o cliente possua a mídia (com senha PIN) para armazenar o certificado;
  3. Escolha o certificado digital para sua necessidade na página caamg.certdata.com.br;;
  4. Caso não possua cadastro, promover seu cadastro na própria plataforma;
  5. Efetue o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário;
    a) Você receberá um e-mail confirmando o pedido;
    b) Após a compensação, você receberá um e-mail com as informações para enviar sua documentação e agendar o horário da sua videoconferência.
  6. No horário agendado, nosso agente de registro promoverá seu atendimento por videoconferência.
5. Como é o processo para RENOVAÇÃO ONLINE?
  1. EXCLUSIVO PARA QUEM JÁ POSSUI BIOMETRIA CADASTRADA NA ICP-BRASIL!
  2. O CERTIFICADO DIGITAL A RENOVAR PRECISA ESTAR VÁLIDO ATÉ O MOMENTO DA INSTALAÇÃO DO NOVO CERTIFICADO!
  3. Adquira seu certificado selecionando o item de renovação online na página caamg.certdata.com.br;;
  4. Caso não possua cadastro, promover seu cadastro na própria plataforma;
  5. Efetue o pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário;
    a) Você receberá um e-mail confirmando o pedido;
    b) Após a compensação, você receberá um e-mail com o link para renovar seu certificado.
  6. Conclua a instalação do novo certificado;
  7. Você receberá um e-mail com a confirmação da nova emissão realizada!
6. Qual é a diferença entre RENOVAÇÃO ONLINE e VIDEOCONFERÊNCIA?

Basicamente, são duas grandes diferenças:

A primeira delas é que na RENOVAÇÃO ONLINE o cliente efetua a renovação sozinho, em qualquer hora e lugar! Já na VIDEOCONFERÊNCIA, a emissão é feita em horário agendado com um de nossos Agentes de Registro!

A segunda grande diferença é que no caso da RENOVAÇÃO ONLINE, o certificado anterior precisa estar válido no momento da renovação. Já para a VIDEOCONFERÊNCIA, o certificado anterior pode estar vencido!

Os demais requisitos são comuns entre os dois: compra realizada na plataforma, cadastro, pagamento e necessidade de mídia (token ou cartão) para armazenar o certificado.

7. Fiz o pagamento da RENOVAÇÃO ONLINE mas quando fui renovar, meu certificado digital anterior já tinha expirado, Como devo proceder?

De acordo com as normas do ITI, é necessário que seu certificado digital antigo esteja válido no momento da renovação. A renovação ocorre no momento da instalação do novo certificado e não no momento do pagamento. Assim, caso seu certificado digital anterior tenha expirado no momento da instalação, deveremos seguir umas das opções abaixo:

  1. Atendimento por videoconferência, em casos onde o titular possua biometria cadastrada na ICP-Brasil;
  2. Atendimento presencial em um de nossos postos de atendimento;
  3. Restituição do valor pago ao cliente final devido a impossibilidade de emissão.

Contate-nos através do número 0800 580 8090 para maiores esclarecimentos e providências!

8. Perdi meu certificado digital. Como faço para renovar ou emitir outro certificado?

Você pode adquirir outro certificado digital através do site caamg.certdata.com.br e escolher o atendimento presencial ou por videoconferência (caso tenha biometria cadastrada na ICP-Brasil).

Recomendamos também que você promova a revogação do certificado anterior.

Contate-nos através do número 0800 580 8090 para maiores esclarecimentos e providências!

9. Após a renovação do meu certificado, o que acontece com meu certificado anterior?

Como o processo de renovação consiste na geração de um novo par de chaves, público e privado, durante a renovação é emitido um novo certificado digital. Assim, o certificado anterior permanece hospedado na mídia (token/cartão), sem qualquer prejuízo ao novo certificado.

10. Renovei meu certificado e não consigo acessar a plataforma do PJE. O que preciso fazer?

Ocorre que algumas plataformas de terceiros, como o PJE, mantém uma busca ao certificado anteriormente utilizado e assim, mesmo após a renovação, a plataforma do PJE indica que o certificado continua a vencer ou já está vencido.

Assim, a solução é a exclusão do certificado anterior da mídia (token ou cartão) para que a plataforma do PJE possa buscar o novo certificado. Nosso time de suporte pode lhe ajudar nesta ação!

Contate-nos através do número 0800 580 8090, opção 3 e um chamado técnico será aberto para esta tratativa!

11. Renovei meu certificado e na plataforma do PJE ainda continua indicando que ele irá vencer. O que preciso fazer?

Conforme resposta acima, a plataforma o PJE continua buscando dados do certificado anterior.

Assim, a solução é a exclusão do certificado anterior da mídia (token ou cartão) para que a plataforma do PJE possa buscar o novo certificado. Nosso time de suporte pode lhe ajudar nesta ação!

Contate-nos através do número 0800 580 8090, opção 3 e um chamado técnico será aberto para esta tratativa!

12. Renovei meu certificado e continuo recebendo e-mails de vencimento. O que preciso fazer?

Como o processo de renovação consiste na geração de um novo par de chaves, público e privado, durante a renovação é emitido um novo certificado digital, sem vínculo com o anterior.

O envio de mensagens informando quanto ao vencimento e expiração do certificado é normativo por medida provisória e como o novo certificado não possui vínculo com o antigo, não conseguimos cancelar o envio destas mensagens.

A forma para cancelar as mesmas é promover a REVOGAÇÃO do certificado anterior. Esta ação é feita pelo próprio titular do certificado, pelos canais de internet ou telefone da Valid Certificadora ou mesmo em um de nossos postos de atendimento presencial. Mas atenção, esta ação é irreversível e se efetuada no novo certificado, o mesmo perderá a validade.

13. Qual navegador de internet deve ser utilizado para o processo de RENOVAÇÃO ONLINE?

Utilizar o navegador Google Chrome ou Internet Explorer 10 ou superior.

PONTOS DE ATENDIMENTO

Confira nossas localidades de atendimento. Caso você já tenha comprado e esteja com o número de ticket em mãos (11 dígitos XXXXXXXXXXX),
clique aqui e agende agora.

DATACIDADELOCAL DO EVENTO
FIXOBELO HORIZONTESEDE CAAMG – RUA ALBITA, 260- CRUZEIRO 
FIXOBELO HORIZONTEMEU ESCRITÓRIO – RUA PARACATU, 304 -BARRO PRETO
FIXOBELO HORIZONTEMEU ESCRITÓRIO – RUA DOS GUAJAJARAS, 40 – CENTRO
FIXO BELO HORIZONTEMEU ESCRITÓRIO – AV. AFONSO PENA, 4028 – CRUZEIRO
FIXOBELO HORIZONTEAV. FRANCISCO SALES, 1.499 – SANTA EFIGÊNIA
FIXOJUIZ DE FORARUA MARECHAL DEODORO, 552 – 3º ANDAR – CENTRO 
FIXOVARGINHA RUA PLÍNIO SALGADO, 415 – VILA PINTO
FIXOPOUSO ALEGRERUA SÃO JOSÉ, 154 – CENTRO
FIXOMONTES CLAROSAV. CULA MANGABEIRAS, 378 – SANTO EXPEDITO
FIXOGOVERNADOR VALADARESRUA MARECHAL FLORIANO, 600 – SALA 1101 A 1103 – CENTRO
FIXOUBERLÂNDIA RUA ESPÍRITO SANTO, 120 – BRASIL
FIXODIVINÓPOLISRUA ALAGOAS, 60 – CENTRO
14/10TEÓFILO OTONIAV JULIO RODRIGUES, 490 – MARAJUARA
20/10PASSOSRUA BARÃO DE PASSOS, 167 – CENTRO
27/10CARATINGARUA LUIZ ANTÔNIO BASTOS CORTES, 16 SALA 127 – CENTRO
4/11SETE LAGOASRUA PROFESSOR FERNANDINO JUNIOR, 354 – CENTRO
4/11SÃO GOTARDOAV PRESIDENTE VARGAS, 595 – CENTRO
10/11PATOS DE MINASRUA JOSÉ DE SANTANA, 1306 – SALA 07 – CENTRO
17/11GUAXUPÉRUA ABUD FARAH, 158 A – VILA SANTO ANTÔNIO
24/11ALMENARARUA DR. SABINO SILVA 32 ED FÓRUM SALA OAB

 

Quais são os programas necessários?

Os programas listados abaixo vão te ajudar a realizar os procedimentos de peticionamento eletrônico e certificação digital com muita praticidade. Aqui, além de orientações, você encontra os links para fazer o download de cada ferramenta.

Instalador

Para facilitar o uso e integração do cerificado digital na estação Desktop ou Notebook, disponibilizamos para download o instalador.
Instalador MINAS DIGITAL. Download

Sistema Operacional

O Sistema Operacional homologado pelos sistemas de Processo Judicial Eletrônico em Minas Gerais é apenas o Windows.

o PJe já funciona normalmente no Windows 10, sem qualquer problema nessas últimas atualizações;

Java

O JAVA é uma linguagem de programação que possibilita, utilizando-se da internet, o acesso de forma mais útil e segura a determinados sites. Para nós, o que interessa é que tal programa possibilita o acesso em tempo real ao PJE com segurança.

Caso ainda não tenha o programa instaladado em seu computador, faça aqui o Download.

Mozilla Firefox (Navegadores)

É um navegador para acesso à internet. Tem a mesma função do Internet Explorer e Google Chrome, por exemplo. No entanto, o sistema PJe só funciona com esse navegador específico.

Atualmente, o PJE não funciona com Mozilla Firefox nas versões 38.4ESR, 42.0.1, 43.0, 44.0. Sendo assim, aqueles equipamentos com essa versão do Firefox não conseguem trabalhar no PJE.

Para contornar o problema, recomendamos desinstalar a versão (se for 38.4ESR, 42.0.1 ou 43.0) e instalar a versão 41.0 por meio do site do TJMG no seguinte link: https://pe.tjmg.jus.br/rupe/portaljus/intranet/principal.rupe

o Navegador PJE desenvolvido pelo CNJ tem auxiliado bastante os advogados, tendo em vista que é um navegador pré configurado para o manuseio do PJE.

Com isso, o profissional do direito não precisa alterar nenhuma configuração, como necessita fazer no Mozilla (desbloqueio de pop-ups, travar atualizações automáticas, etc). Recomendamos a instalação pelo site http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe.

Para acessar o TRT3 existem mais dois programas:

Shodo: assinador digital para acessar o TRT3 através do Mozilla Firefox: é instalado no ato do acesso ao sistema. Acesse o manual: https://pje.csjt.jus.br/manual/index.php/Shod%C5%8D

PJe Office: assinador digital para acessar o TRT3 através do Navegador PJE do CNJ: https://portal.trt3.jus.br/internet/pje/pje-em-casa-1/downloads

Adobe Reader

Esse programa permite ver, comentar e imprimir documentos do tipo .pdf. Único formato de arquivo aceito pelo PJe. Clique aqui para fazer o Download.

Adobe Shockwave

O programa é um plugin (extensão de um programa principal) de reprodução gráfica, que vai permitir uma melhor interação entre o usuário e as demais interfaces utilizadas on-line.Download.

Assinador Livre - TRF1

Ferramenta Assinador Livre e-assinador do TRF1ª Região. Para utilizar o e-PROC no TRF1, é necessário baixar esse Assinador. Clique aqui para fazer o Download.

Assinador Livre TJRJ

Ferramenta Assinador Livre do TJRJ, imprescindível para utilizar o sistema de Peticionamento Eletrônico no Tribunal do Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui para fazer o Download.

PDF Creator

Ferramenta para criar documentos no formato .pdf.
Download
Vídeo de tutorial para instalação.

PDF SAM

Software utilizado para unir e separar documentos que estão em formato .pdf. Acesse o Manual | e faça o Download.

Small PDF

Site que torna o PDF fácil:

  • Junta arquivos diferentes salvos em .pdf para virar um só arquivo .pdf;
  • Divide um arquivo .pdf em quantos arquivos .pdf forem necessários;
  • Roda o arquivo salvo em .pdf;
  • Transforma arquivos salvos em PPT, JPG, Excel e Word para .pdf;
  • Transforma arquivos salvos em .pdf para PPT, JPG, Excel e Word;
  • Comprime o arquivo .pdf;
  • Protege e desprotege um arquivo em .pdf.

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