Jovens advogados! A união faz a força e a integração

 em Revista Vanguarda

Jovens advogados mineiros ganham associação pela ampliação de sua representatividade, condições justas de trabalho e busca de qualificação. A CAA/MG apóia a iniciativa

 

Conhecer o perfil do jovem advogado mineiro. Esse é o objetivo da pesquisa de campo conduzida pela Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais (AJAMG) no Fórum Lafayette, entre 27 e 29 de junho. Os dados levantados pela entidade vão ajudar a traçar estratégias de ação que permitam ampliar cada vez mais a representatividade da associação junto aos jovens advogados. A AJAMG, instituição totalmente independente de qualquer órgão de classe, tem como objetivo promover a valorização e qualificação do profissional em início de carreira.

Criada em dezembro de 2016, a AJAMG foi lançada oficialmente em março e já coleciona uma série de ações. “Queremos que o jovem advogado consiga se erguer no mercado atual, e que tenha tantas oportunidades quanto as que possuem os escritórios já estabelecidos”, diz o presidente da entidade, Lucas Bessoni, que apresentou formalmente a AJAMG em visita ao presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), Sérgio Murilo Braga.

Junto com Bessoni estavam os jovens advogados Andréia Batista, Cláudia Macedo, Evanilde Freitas e Paulo Augusto Fortes, todos membros da AJAMG. Na ocasião, o dirigente da CAA/MG garantiu apoio ao grupo, colocando-se disponível para auxiliar sempre nas iniciativas da nova associação que visem  auxiliar o desenvolvimento da classe. “É muito satisfatório ver que existem jovens engajados e ativos neste meio. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e respeito”, afirmou Sérgio Braga.

A ideia de criar uma entidade especialmente voltada para os jovens advogados partiu de profissionais que debatiam entre si as necessidades específicas de quem começa sua trajetória na advocacia mineira e as formas de pensar e colaborar para o desenvolvimento desses profissionais. A AJAMG elaborou, então, um planejamento de ações que promovessem a melhoria das condições de inserção do jovem advogado na advocacia mineira.

A união da força jovem da categoria e a integração entre os jovens advogados de todo o estado estão na base dos desafios propostos pela associação.

Em seu primeiro ato,  a associação conseguiu notificar – sobre publicidades irregulares que vêm sendo veiculadas por diversas mídias – duas rádios de Belo Horizonte, uma emissora de TV, o sindicato dos radialistas e das empresas de rádio, e o sindicato das emissoras de televisão. Em todas as ações movidas pela AJAMG houve resultado positivo.

Foi lançado também o Canal de Denúncias (denuncie@ajamg.com.br), que permite ao advogado relatar casos de publicidade irregular, episódios de assédio moral, ou desrespeito no exercício profissional. Além disso, será instituído pela associação o “selo de qualidade dos escritórios de advocacia”, mediante avaliação do cumprimento de requisitos que serão definidos pelo grupo, zelando pela qualidade do trabalho, valorização do profissional e espaço digno para o bom desempenho de suas funções.

Além do foco na jovem advocacia e na promoção de qualificação e melhores condições de trabalho, a AJAMG também conta com um braço assistencial, a “AJA Social”, focada em ações solidárias como campanhas de doação de sangue e arrecadação de donativos.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

hospital do advogado caamg neocenterhttp://www.portaldoconhecimentooab.com.br/