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Curso

Gestão Legal na Prática

O curso será ministrado por Juliana Pacheco

A responsável por todo o conteúdo do “plano de aula” do curso e vídeos-aula, assim como da sua aplicação, será da Consultora em Gestão Legal, Juliana Pacheco.
Mais de 15 anos de experiência em Gestão Legal.

Trabalhou na Novaprolink (softwares: CP-Pro e Site do Advogado) e Thomson Reuters (softwares: Novajus e Legal One) como responsável por vendas, posteriormente por implantação dos softwares em clientes, treinamentos para todos os times internos e para os clientes, responsável pelo produto (software de gestão legal).

Palestrante sobre assuntos pertinentes à Gestão Legal desde 2004.

Consultora de Gestão Legal em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas, procuradorias e empresas que fabricam, comercializam e implantam software de gestão legal em todo o território nacional.

  • Advogada – formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1994 e inscrita na OAB-MG sob o nº 112.185.
  • Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2007.
  • Pós-graduada em Finanças Corporativas pelo IBMEC em 2012.
  • Proprietária da JP Gestão Legal.

Ementa

Módulo 1: Planejamento Estratégico

Este módulo tem por finalidade introduzir aos participantes conceitos alheios à área jurídica e, em consequência, tirar da zona de conforto todos aqueles que possuem formação estritamente jurídica e buscam ampliar seus horizontes.

Serão apresentados conceitos sobre Planejamento Estratégico, demonstração da importância da aplicação prática destes conceitos, além de exercícios práticos, após a análise de cases de outros Escritórios de Advocacia.

Temas:

Conceitos de planejamento estratégico:

  • Análise SWOT
  • Missão
  • Visão
  • Valores
  • Objetivos e metas
  • Canvas

Módulo 2: Gestão Legal

Este módulo tem por finalidade introduzir aos participantes as especificidades da Gestão Legal, que, embora seja uma especialização da Administração de Empresas, possui peculiaridades que serão tratadas em todo o curso.

Já neste momento serão introduzidos assuntos sobre Gestão de Pessoas, Procedimentos e Softwares de gestão especializados na área Jurídica.

Temas:

  • Os 3 pilares da Gestão Legal
  • Gestor perspicaz
  • Procedimentos eficientes
  • Software adequado

Módulo 3: Gestão de Pessoas

Este módulo tem por finalidade aprofundar um pouco no assunto de Gestão de Pessoas, desde o mapeamento de perfil para contratação, alinhado aos Valores e Missão (já vistos no módulo 1), passando pela importância de metas alinhadas à Visão e Objetivos (já vistos no módulo 1), chegando até aos feedbacks, falando sobre sua periodicidade e importância.

O objetivo deste módulo é proporcionar uma base de conhecimento aos participantes que os possibilite participar de processos de contratação e, principalmente, que tenham subsídios que os auxiliem na gestão das pessoas, por meio de maior clareza na contratação das metas, como realizar feedbacks, além de possíveis recompensas.

Temas: Gestor Legal e demais colaboradores

Competências:

  • Conhecimentos
  • Habilidades
  • Atitudes
  • Relação entre as competências e os objetivos do escritório

Pós contratação:

  • Metas (conceito SMART)
  • Feedback
  • Recompensa

Módulo 4: Procedimentos Eficientes

Este módulo tem por finalidade introduzir aos participantes os conceitos de modelagem de fluxo, com o intuito de que esta modelagem possa contribuir no entendimento e definição dos procedimentos do Escritório, além de facilitar a publicidade destes fluxos em linguagem global e profissional.

Além da ferramenta de modelagem com notação BPMN, será dado foco na importância de se ter procedimentos bem definidos e que todos os integrantes do escritório tenham acesso a eles desde a sua criação e, posteriormente, sua manutenção/atualização.

Temas:

  • Conceitos básicos workflow e notação BPMN
  • Modelagem de fluxo

Módulo 5: Software de Gestão

Este módulo tem por finalidade discutir a importância de um software de Gestão Legal. Serão dadas dicas de como escolher um software de acordo com as necessidades do Escritório e em quais situações o uso de um software especializado é indispensável.

Falaremos um pouco sobre tendências e serão apresentados exemplos de ferramentas de gestão, para que os participantes possam, posteriormente, se aprofundar nas análises.

Temas:

  • O que considerar em um software de gestão legal
  • Quais “suportes” o EA deve prover para a gestão automatizada (multiplicador, TI)

Módulo 6: Controladoria

Este módulo tem por finalidade apresentar o conceito de Controladoria, assim como a necessidade de implementá-la, tais como os ganhos que ela pode proporcionar.

Abordaremos como a Controladoria também pode ser importante para os pequenos e médios Escritórios.

Por fim, serão discutidas as principais tarefas e responsabilidades que ficam a cargo da Controladoria para que os participantes possam fazer uma reflexão sobre sua atual situação.

Temas:

  • O que é Controladoria
  • Benefícios da divisão de responsabilidades mesmo em escritórios pequenos

Módulo 7: Marketing

Este módulo tem por finalidade introduzir alguns conceitos básicos de marketing.

Falaremos sobre marketing digital, principalmente com foco em conteúdo.

Abordaremos o polêmico assunto de etiqueta nas redes sociais, com foco em redes sociais de perfil mais profissional e que possam contribuir com o MKT digital por meio da publicação de artigos.

Além disso, falaremos sobre o código de ética da OAB, discutindo o seu papel em eventos.

Temas:

  • Publicidade x Propaganda
  • MKT pessoal
  • MKT de conteúdo
  • Persona (Cliente ideal)
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Redes Sociais
  • Eventos (palestras e afins)

Módulo 8: Financeiro

Este módulo tem por finalidade discutir, na prática, alguns conceitos de Gestão Financeira, essenciais para um Escritório de Advocacia.

Falaremos de tipos de cobrança de honorários, plano de contas, fluxo de caixa, gestão de reembolso de clientes, advogados e estagiários, além da gestão de convênios dos Escritórios e cartões de crédito.

Serão fornecidas planilhas para que os participantes possam colocar em prática a Gestão Financeira do seu Escritório.

Temas:

  • Pessoa Física x Sociedade de Advogados ou Sociedade Unipessoal – tributação (Simples Nacional)
  • O que é e para que serve um “plano de contas” (DRE não contábil)
  • Fluxo de caixa
  • Análises de resultado
  • Reembolso de clientes
  • Contas Caixinhas
  • Cartão de Crédito e convênios

Módulo 9: Indicadores – KPI (Key Performance Indicator)

Este módulo pretende apresentar o conceito e a importância dos indicadores.

Analisaremos a diferença entre indicadores internos e externos e trabalharemos com exemplos.

Temas:

Indicadores

  • O que são
  • Para que servem
  • A quem podem ser destinados

Módulo 10: Relacionamento com Cliente – CRM (Customer Relationship Management)

A finalidade deste módulo é demonstrar a importância de se ter um bom relacionamento com os clientes.

Serão dadas dicas de como é possível se diferenciar no atendimento aos clientes e ter clientes satisfeitos e fiéis, principalmente por meio de pesquisas e feedbacks.

Temas:

  • Como se diferenciar
  • Como fidelizar clientes
  • Pesquisas e feedback

Módulo 11: Retrospectiva e Encerramento

No último módulo do curso, relembraremos, em tópicos, cada um dos itens estudados e ao fim cada participante deverá escrever um “termo de compromisso” de ações para os próximos 3 meses a respeito de insights obtidos no curso.
O termo de compromisso será dos participantes consigo mesmos e será envelopado para ser remetido a eles após 3 meses da realização do curso.

Será emitido certificado do curso.
Curso GRATUITO.
Vagas limitadas.

Calendário de Cursos

Cidade Data Local
1 Juiz de Fora 25 e 26 de maio Sede da ESA em Juiz de Fora
2 Uberaba 20 e 21 de junho Auditório da OAB de Uberaba
3 Uberlândia 22 e 23 de junho Auditório da OAB Uberlândia
4 Poços de Caldas 4 e 5 de julho Auditório da OAB Poços de Caldas
5 Varginha 6 e 7 de julho Auditório da OAB Varginha
6 Governador Valadares 18 e 19 de julho Auditório da OAB Governador Valadares
7 Pouso Alegre 13 e 14 de setembro Auditório da OAB de Pouso Alegre
8 Montes Claros 26 e 27 de setembro Salão da OAB de Montes Claros
9 Patos de Minas 9 e 10 de novembro Salão da OAB de Patos de Minas
10 Belo Horizonte 21 e 22 de novembro  Sala de treinamento da unidade de Paracatu

Apoiadores

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