Foco na prevenção – campanha da CAA Vanguarda é a maior do país!

 em Revista Vanguarda

CAA/MG faz a maior vacinação gratuita contra a gripe realizada por uma entidade de classe no país

Muitos ainda imaginam a gripe como uma doença simples, sem gravidade. Mas ela pode evoluir para algo bem mais grave, causando pneumonia, por exemplo. Isso porque o vírus circula por todo o corpo e gera uma resposta inflamatória do organismo. Para quem tem doenças crônicas, problemas cardíacos e diabetes, a preocupação deve ser ainda maior.

Por isso, a prevenção é primordial. A gripe causa cerca de 500 mil mortes todos os anos no mundo, inclusive de pessoas que estavam sem nenhum problema de saúde antes da infecção. Isso só reforça a importância de se vacinar todos os anos, já que existem diferentes subtipos de vírus, que apresentam frequentes mutações e impedem uma versão única do imunizante.

E é contra o mais preocupante deles, o H1N1, que a CAA/MG promove anualmente o PROVAM, Programa de Vacinaça~o dos Advogados Mineiros. A edição 2017 imunizou mais de 42 mil advogados e estagiários, percorrendo todo o estado de Minas Gerais.

O PROVAM, que foi realizado nos meses de maio, junho e julho, atendeu todas as subseço~es que solicitaram o serviço: da maior delas, que fica em Juiz de Fora,  até as menores, como a da cidade de Manga, no Norte de Minas. Em menos de 20 dias de campanha, 110 Subseções já tinham recebido as doses da vacina.

Em Belo Horizonte, a advocacia foi massivamente vacinada. No interior, as subseções que se responsabilizaram pelo gesto vacinal tiveram prioridade no recebimento. As que não possuíam profissionais capacitados para a aplicação da vacina foram incluídas na rota da vacinação itinerante, que rodou todo o estado.

A campanha foi bastante celebrada pelos presidentes e delegados: “Só em Pouso Alegre, em torno de 200 advogados e estagiários foram vacinados”, conta Luiz Paulo Moreira, presidente da 24ª Subseção. Maria Lúcia Andrade, presidente da 51ª Subseção, destacou o êxito da ação: “A vacinação em Passos foi um sucesso. Nossos colegas estão agradecidos pela iniciativa.”

Em Campo Belo, também não faltou nenhuma dose: “Conseguimos atender todos os colegas que procuraram a vacina. A Caixa de Assistência mostra que o advogado é sua maior preocupação”, diz Marcus Vinícius Gambogi, delegado da OAB da cidade.

oab-mg-caa-campanha-de-vacinação

Leia também: Fôlego para crescer. Em franca expansão, a Rede Santo Ivo comercializa produtos farmacêuticos, cosméticos, perfumaria e produtos óticos com descontos exclusivos para advogados, que variam entre 10% e 45%.

Sem obstáculos

Para que as doses chegassem às cidades solicitadas, foi mobilizada toda uma logística de funcionários e transporte especializado. Ao todo, foram 10 funcionários e três enfermeiras para a formação de uma caravana de vacinação, que atendeu todas as regiões de Minas. “Em todo o processo, desde a vacina saindo da CAA/MG, até chegar ao advogado, não tivemos nenhum contratempo”, conta Isabel Assis, secretária da presidência.

Foram mais de 40 mil quilômetros rodados e quase 200 cidades atendidas. Por algumas vezes, a situação geográfica resultou em experiências inusitadas para as equipes. “Para chegar em Manga, tivemos que atravessar de balsa o Rio São Francisco”, conta a enfermeira da CAA/MG Neusa Rodrigues Pereira.

 

 

As viagens permitiram que o grupo de viajantes tivesse contato com as culturas locais. “Fomos muito bem recebidos em todas as cidades e foi muito bom ver a satisfação e o empenho dos advogados com a campanha”, lembra o motorista Milton.

No fim, advogados de todas as regiões foram vacinados, e a meta estabelecida acabou sendo superada. “A CAA VANGUARDA tem mostrado, através de projetos e ações como essa, que se preocupa com a qualidade de vida do advogado. Assim, aplaudo a iniciativa e agradeço, pois advogado bom é advogado com saúde e disposição para a batalha diária pela sociedade”, comemora a advogada Isabella Leonel Rosa, destacando a importância desse tipo de auxílio à saúde da categoria.

A edição 2016 da campanha de vacinação também foi um sucesso. O programa da CAA/MG, viabilizado por meio de uma parceria com o Instituto Butantan, já havia garantido, no ano passado, 32 mil doses com preços exclusivos para a categoria.

 

Leia também: Ajuda para quem precisa. O presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga, fala sobre a importância dos escritórios para os advogados do interior em trânsito pela capital e para os jovens profissionais e traça novos horizontes para o projeto.

 

oab-mg-caa-influenza-vacinaçãoInfluenza

O vírus Influenza é o causador de uma gripe forte, que afeta o sistema respiratório, levando as pessoas contaminadas a apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, prostração, espirro, coriza e tosse. O agravamento da doença pode levar o paciente a complicações graves e até a morte.

O risco aumenta se a doença não for tratada em tempo hábil, principalmente pelos indivíduos que se enquadram nos quadros prioritários: crianças menores de cinco anos, gestantes, os maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades e doenças crônicas.

 

oab-mg-caa-prevencao-vacinaçãoA saúde nos tribunais

Pelo fluxo de trabalho e atendimentos, os profissionais do Direito acabam ficando suscetíveis a vários problemas de saúde. Esse fato já foi observado até mesmo pelo Conselho Nacional de Justiça, que divulgou um levantamento sobre a saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário nacional, feito a partir das informações obtidas junto aos tribunais.

De acordo com o estudo, 1.420 diferentes doenças ou condições clínicas distintas atingiram magistrados e servidores ao longo de 2016. As mais observadas foram as que atacam o sistema osteomuscular e o tecido conjuntivo, com 10,96% do total. Em seguida, aparecem as doenças do aparelho respiratório, com 10,42%, transtornos mentais e comportamentais, com 9,37%, doenças infeccionais e parasitárias, com 4,77%, e doenças do aparelho digestivo, com 4,45%.

As cinco doenças mais observadas foram dorsalgia, denominação para as dores na região torácica (8,6%), diarreia e gastroenterite de origem infecciosa (3,9%), nasofaringite aguda (2,4%), outros transtornos ansiosos (2,2%) e sinusite aguda (1,9%).

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

drogaria do advogado contagem caamgaob-caa-mg-artigo-juridico-prova-pericial