Estresse: não deixe que sua rotina te adoeça

 Em Portal do Conhecimento

Ter um estilo de vida acelerado não é exclusividade dos advogados, mas a advocacia sofre especialmente com esse mal. A vida é muito sobrecarregada entre pilhas de processos, audiências e reuniões, entre compromissos familiares e domésticos, entre amigos e estudo. Em meio a uma rotina intensa, a primeira coisa que deixamos para trás é nossa própria saúde. E assim, no estresse do dia a dia, adoecemos sem nem perceber.

Não vamos amenizar: o impacto provocado pelo estresse em nosso corpo é grande. Ainda assim, se conseguirmos cuidar de nós mesmo, é possível escapar de suas garras. Veja só algumas das doenças que podem ser desencadeadas por uma rotina estressante e como evitá-las:

1- Doenças cardíacas

O estresse provoca dois fenômenos diferentes em seu corpo: a compressão das veias e artérias, que diminui o fluxo sanguíneo; e a descarga de hormônios, como a adrenalina, que aumenta a pressão arterial. Essa combinação bombástica pode resultar em infarto ou AVC.

Como evitar: Prática regular de exercício físico, alimentação balanceada, abandonar o cigarro, dormir bem.

2- Dores musculares

Esforços repetitivos e má postura no cotidiano somados ao fato de que a tensão muscular, trazida pelos prazos, reuniões e compromissos, reduz a circulação sanguínea nos tecidos; pronto: já temos dores nas costas, no ombro, nas mãos…

Como evitar: Prática regular de exercícios físicos, alongar os músculos periodicamente, dormir bem.

3- Imunidade baixa

Quando vivemos sob constante pressão, o corpo perde seu equilíbrio natural. Como resposta, ele secreta hormônios como o cortisol, que se liberado em excesso pode levar à diminuição das células de defesa, deixando o corpo vulnerável à agentes infecciosos.

Como evitar: Alimentação balanceada, dormir bem, beber muita água.

4- Azia e gastrite

A azia está relacionada à má alimentação e alta ingestão de cafeína, que relaxa o esfíncter do estômago e permite que líquidos ácidos voltem pelo esôfago. A gastrite está associada à diminuição na produção de ácido do estômago provocada como resposta do organismo ao estresse, o que diminui a formação de sua mucosa deixando-o vulnerável a lesões.

Como evitar: Alimentação balanceada, comer de três em três horas, caminhar um pouco a cada refeição.

5- Ansiedade

O estresse é um dos fatores ambientais ligados ao desenvolvimento de doenças mentais. As pressões, o sentimento de incapacidade, ambiente de trabalho ruim, o chefe, os colegas… tudo isso pesa na rotina estressante e alimenta as angústias que desembocam em transtornos ansiosos.  

Como evitar: Prática regular de exercícios físicos, terapia, alimentação balanceada, dormir bem.

É possível combater o estresse com atitudes simples, que podemos botar em prática diariamente. Para isso precisamos pensar sem em nossa saúde, em primeiro lugar. Para estimular esse cuidado, a CAA Vanguarda realiza eventos durante todo o ano para promover a saúde e o bem-estar entre a advocacia mineira. Junte-se à nós: Faça justiça à sua saúde.

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar