Empreendedorismo na advocacia: abrir ou não seu próprio escritório?

 Em Empreender Direito, Escritório Compartilhado, Sem categoria

O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados. Em um mercado inflado e competitivo, tanto recém-formados quanto profissionais experientes enfrentam dificuldades ao buscar colocações em escritórios e grandes firmas. Uma boa saída para vencer esse desafio é optar pelo empreendedorismo na advocacia, construindo uma carreira autônoma ou abrindo seu próprio escritório.

Sabemos que encara o mercado de trabalho por conta própria pode ser bastante assustador e que isso acaba por desmotivar muitos profissionais, mas você sabe o que precisa para ser um advogado empreendedor? Já adiantamos: não precisa ser traumático; só uma boa dose de coragem e bastante dedicação. Confira nossas dicas para quem quer empreender direito.

 

Empreender não é um bicho de sete cabeças

Entendemos porque ser um advogado empreendedor por parecer assustador. Ter seu próprio negócio significa dominar não apenas a sua área de expertise, mas ser também um gestor administrativo e um diretor de marketing, trabalhar o relacionamento com o cliente e controlar o fluxo de caixa. Mas não se deixe intimidar: empreender é uma habilidade e, como toda habilidade, é possível aprender a dominá-la.

empreendedorismo-na-advocacia

Empreendedorismo na advocacia: 5 dicas básicas para começar a empreender

1. Saia da zona de conforto – Empreender é arriscar-se – e correr riscos passa bem longe da sua zona de conforto;

2. Pense estrategicamente – Para gerir seu próprio negócio é necessário ter objetivos e metas claras à alcançar – e ter planos de ações estratégicas para chegar lá;

3. Faça diferente – O mercado está inflado de profissionais que oferecem mais do mesmo. Quer fazer seu escritório se destacar? Exercite a criatividade.

4. Persista – Não vamos mentir: o início não é fácil. O que diferencia os bons empreendedores é a resiliência de passar pelos momentos difíceis sem desistir do sonho.

5. Aprenda a gerir um negócio – Ter seu próprio escritório exige que você saiba de tudo um pouco – e que se mantenha atualizado sobre administração, marketing, finanças, gestão de pessoas…

Leia também: Curso Gestão Legal na Prática chega a Juiz de Fora

A faculdade de direito nos ensina muito, mas saímos com uma grande defasagem para enfrentar o mercado. A CAA Vanguarda compreende o potencial do empreendedorismo na construção de carreiras no direito e, para suprir essa necessidade, criou programa Empreender Direito, que está disponível no Portal do Conhecimento com cursos, videoaulas e materiais formativos para capacitar profissionais da área a encarar o mercado sem receios. Participe, forme-se e empreenda!

 

oab-caa-empreendedorismo-na-advocacia

 

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar