Cidades mineiras já recebem o Minas Digital Itinerante neste início de 2017

 em Minas Digital, Portal do Conhecimento, Subseções

O Minas Digital Itinerante está na estrada. Entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro a caravana, para certificação digital da CAA Vanguarda, vai percorrer dez cidades em diversas regiões do Estado. As subseções de Araxá, Pará de Minas, Patos de Minas, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Patrocínio e Pouso Alegre fizeram a solicitação para receber os profissionais de certificação da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais e são as primeiras da agenda deste início de ano.

O Minas Digital é um programa da CAA/MG, criado para auxiliar os advogados na transição para o processo eletrônico. Por meio dele são divulgadas informações sobre o peticionamento eletrônico nos tribunais e sobre a certificação digital, necessária para que o advogado peticione eletronicamente.

O Minas Digital Itinerante é parte do programa, e tem a missão de garantir a inclusão digital dos advogados residentes no interior. Por meio dele, a certificação digital é levada para os municípios cujas subseções interessadas fazem a solicitação à Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais.

“Assumimos, ainda em 2015, este compromisso de certificar os advogados mineiros, e tem sido muito satisfatório contribuir para a quebra da barreira da entrada na era digital. Hoje o Minas Digital é um exemplo de gestão eficaz. E o programa ainda investe na capacitação e treinamento dos advogados e estagiários para o manuseio dos programas de informática”, ressalta o presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Braga.

O coordenador de certificação digital da CAA/MG, Denis Oliveira, explica que os contatos das subseções são feitos pelo e-mail agenda.md@caamg.com.br. E há um número mínimo de 15 (quinze) advogados interessados, para que a cidade entre na rota do Minas Digital Itinerante.

“Tão logo as rotas são definidas, o sistema é liberado para agendamento prévio, de forma que cada advogado possa comprar seu certificado, escolher seu horário e se programar com a antecedência”, explica o coordenador de certificação digital.

A certificação pelo Minas Digital Itinerante

Assim como nos postos de atendimentos fixos da capital, o requerente do certificado digital do interior precisa comparecer na data e hora agendados, previamente, com a documentação original necessária. No local são realizados os procedimentos de validação da identidade, e o advogado sai com o token na hora.
O passo a passo, para aquisição da certificação, pelo Minas Digital da CAA Vanguarda, em parceria com a Valid Certificadora, pode ser conferido aqui mesmo no site da CAA/MG.

“O Minas Digital Itinerante é um projeto de grande relevância, devido a sua representatividade junto a advocacia minera. Através dele o acesso a essa ferramenta, indispensável para o exercício da profissão, se tornou mais fácil, principalmente, para os advogados que residem no interior de Minas Gerais” complementa o coordenador de certificação, Denis Oliveira.

Para a presidente da subseção de Uberlândia, Ângela Parreira de Oliveira Botelho, o Minas Digital Itinerante tem se mostrado importante para a advocacia como um todo, sobretudo para os profissionais do direito que exercem a profissão no interior. “O programa traz, para as subseções, avanço e agilidade para os profissionais adquirirem seus tokens e assinaturas digitais. Além de incluir o advogado no sistema eletrônico, para que ele trabalhe onde estiver, o Minas Digital Itinerante orienta os profissionais sobre o PJe”, destacou a presidente da 13ª Subseção.

Luiz Paulo Moreira, presidente da subseção de Pouso Alegre, destaca que o Minas Digital Itinerante “beneficia a advogada e o advogado do interior, já que, em muitos casos, o acesso ao serviço é difícil, e com as caravanas, facilita a aquisição da tecnologia digital. Devemos destacar, também, o baixo custo na aquisição do serviço, no que é de suma importância”,  ressaltou o Moreira, presidente da 24ª Subseção.

É importante lembrar que essa certificação tem validade por três anos e é exclusiva dos advogados e advogadas mineiros.

Confira aqui a agenda do Minas Digital Itinerante, para os próximos dias.

 

BANNER MDI

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Diretoria da CAA/MG se reúne para planejar ações de 2017Autoridades da CAA/MG e OAB/MG posam para a foto oficial em frente ao Fórum de Ribeirão das Neves durante inauguração do Projeto Portas Abertas