CAA Vanguarda e a valorização da mãe advogada

 Em Institucional, Mulher Advogada, Serviço Social, Serviços e Programas, Subseções

Conciliar carreira e maternidade não é uma tarefa fácil. Um bebê enche a casa de alegria, mas também aumenta as despesas e reduz o tempo das mães se dedicarem ao trabalho. As mulheres do século XXI já se acostumaram a driblar os obstáculos dessa dupla jornada, mas as dificuldades enfrentadas são muitas.

Pensando em auxiliar as mães advogadas neste momento tão importante da vida, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, por meio do Serviço Social, criou vários benefícios para elas: o auxílio maternidade e a isenção de anuidade para as advogadas parturientes. Há também o kit acolhimento e o auxílio natalidade, mas esses não são de exclusividade das mulheres: são voltado tanto para advogadas, como para advogados, pais de recém-nascidos.

Auxílio Maternidade

Todas as profissionais do Direito que se tornarem mães podem requerer o auxílio maternidade, bastando apenas atestar o exercício autônomo da profissão. Uma das beneficiadas foi a advogada de Belo Horizonte, Karla Daniele Alves Nascimento, mãe de Luiza, de seis meses.

A profissional, que ainda não voltou às suas atividades desde o nascimento do bebê, ressalta a importância do amparo da Caixa de Assistência nesse instante: “tive que sair do escritório onde eu trabalhava por que não tinha com quem deixar a minha filha. A maternidade é uma experiência maravilhosa, mas junto com ela vem o aumento dos gastos e a dificuldade em retomar a rotina”, destaca.

Isenção de Anuidade

As advogadas parturientes podem ser dispensadas do pagamento da anuidade da OAB/MG no ano seguinte ao parto.

Kit Acolhimento

O Kit Acolhimento é voltado para advogadas e advogados, pais de recém-nascidos. O benefício prevê a entrega de uma bolsa maternidade com toalha, sabonete neutro infantil, escova, pente, fraldas, porta leite em pó, trocador, mamadeira e lenço umedecido.

No início do ano, a advogada trabalhista Fernanda Capelo veio à sede da CAA/MG buscar seu Kit Acolhimento. Fernanda, mãe do pequeno Daniel, de 02 meses, agradeceu a instituição pela iniciativa: “este é um excelente auxílio da Caixa de Assistência. Logo após o nascimento do meu filho fiz o requerimento dos benefícios disponíveis à advogada parturiente por e-mail e prontamente fui respondida. Esse kit, em especial, possui vários objetos úteis para meu bebê”, ressalta.

Auxílio Natalidade

O auxílio natalidade também é voltado para advogadas e advogados, e nesse caso é necessário comprovar carência socioeconômica.

 

É importante destacar que os benefícios não são excludentes, ou seja, a profissional pode requerer todos ao mesmo tempo, caso haja necessidade. Todos os casos devem ser requeridos junto ao Serviço Social da CAA/MG, em até 180 dias após o nascimento da criança. As advogadas que moram no interior não precisam vir até a capital para solicitar os benefícios. O procedimento pode ser realizado via internet.

Para mais informações, ligue para (31) 2125.6341 – 2125.6391 – 2125.6339 ou envie um e-mail para s.social@caamg.com.br.

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar