CAA Vanguarda promove campanha por trânsito seguro no Maio Amarelo

 em caamg, caavanguarda

A CAA Vanguarda volta a aderir ao “Maio Amarelo”, movimento internacional que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Braga, a campanha de conscientização é de extrema importância, já que a falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes: “por meio de medidas simples podemos evitar tragédias e prevenir prejuízos muitas vezes irreparáveis”, destacou.

Este ano o mote da campanha é “Juntos fazemos um trânsito seguro”.  O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. Seja dedicando atenção exclusiva enquanto dirige; se recusando a dirigir embriagado; respeitando outros motoristas, pedestres e ciclistas; além de optar por uma direção com paciência e cuidado.

 

A CAMPANHA

O lançamento da campanha ocorrerá no dia três de maio, das 09h às 11h, no KM4 da BR356, durante uma blitz educativa. Instituições como TRANSCON, HEMOMINAS, DETRAN, CBTU, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Saúde, PRF, UFMG, Secretaria Municipal de Educação, BHTRANS, DEER/MG, CORREIOS, Defensoria Pública de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de MG, COPASA, além de diversas outras entidades e empresas, confirmaram presença no evento.

Além disso, durante todo o mês de maio, a CAA Vanguarda irá distribuir adesivos educativos para os carros da advocacia mineira, por meio de ações com as Subseções de todo o estado.

 

CAA Vanguarda promove campanha por trânsito seguro no Maio Amarelo

Adesivo distribuído pela CAA Vanguarda

 

O MOVIMENTO

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020)”, na qual governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir os acidentes de trânsito, bem como melhorar os cuidados de emergência e outros serviços de ajuda às vítimas. A partir dessa resolução, foi criado o Maio Amarelo.

De acordo com a ONU, são três mil vidas perdidas por dia, fazendo com que os acidentes de trânsito contabilizem a nona causa de morte em todo o mundo. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

 

O LAÇO AMARELO

O laço na cor amarela é o símbolo da campanha, que segue a mesma proposta idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV. Essa escolha foi proposital, já que a intenção é mostrar para a sociedade que os acidentes de trânsito são uma verdadeira epidemia, e que cabe a cada cidadão adotar um comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos outros.

 

 

 

 

 

 

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar