CAA Vanguarda por um setembro mais amarelo!

 Em caamg, caavanguarda, Institucional

“Muitas pessoas sofrem caladas, mas alguns sinais gritam. Ajude! Deixe-se ser ajudado!” Este é o mote da campanha da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais para o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. “A campanha, que é anual, conta com ações educativas visando a prevenção dessa medida extrema de desespero que é o suicídio. E a CAA Vanguarda, reforçando o compromisso da instituição com seu maior patrimônio: a advocacia mineira, trata do assunto visando o bem-estar dos profissionais do direito de nosso estado”, ressalta o presidente, Sérgio Murilo Braga.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina)ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Atualmente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por dia, aproximadamente 32 brasileiros, na faixa etária entre 15 e 35 anos, tiram a própria vida. O suicídio está entre as três maiores causas de morte e, ainda, estima-se que o número de tentativas supere o número de suicídios em pelo menos dez vezes.

Também de acordo com dados da OMS, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é importante ficar atento (a) aos sinais que as pessoas podem dar e assim oferecer ajuda.  O maior mito social em torno do suicídio é afirmar que a pessoa que tem intenção de tirar a própria vida não avisa e não fala sobre o assunto. E isso não é verdade!  Portanto, é necessário considerar todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em tirar a própria vida. Como, por exemplo, algumas frases:

  • “Eu preferia estar morto”.
  • “Eu não posso fazer nada”.
  • “Eu não aguento mais”.
  • “Eu sou um perdedor (a) e um peso para outros”.
  • “Os outros vão ser mais felizes sem mim”.

Há alguns comportamentos também que podem ser observados como sinais de alertas:

  •  Comportamento retraído, pouco contato social;
  •  Mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • Sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;
  • Desejo súbito de concluir os afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento.
  • Sentimentos de solidão, impotência, desesperança;
  • Cartas de despedida;
  • Menção repetida de morte ou suicídio.
  • Postagens em redes sociais com tons de despedida ou mesmo com as frases de alerta já citadas acima.

 

CAA Vanguarda apoia o Setembro Amarelo

Se perceber esses comportamentos em pessoas com quem você convive é necessário apoiar e acolher para que ela queira buscar ajuda de profissionais capacitados. A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais – CAA Vanguarda apoia o Setembro Amarelo e conta com profissionais de Psicologia disponíveis para orientações e encaminhamentos por meio do “Vanguarda Assistencial” – que apoia os advogadas, advogados e suas famílias em todos os momentos.

www.caamg.org.br/vanguarda-assistencial

“Na rotina estressante do profissional de direito é comum que advogadas e advogados cuidem mais de seus clientes e negligenciem a própria saúde, seja física ou mental, por isso a CAA Vanguarda se faz presente, com mais uma importante campanha”, destaca a Diretora Secretária geral, Fabiana Faquim.

 

Centro de Valorização da Vida – CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (184), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

https://www.cvv.org.br/

 

 

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar