8 motivos para você pedalar!

 Em caamg, caavanguarda, Institucional

Preparamos um excelente conteúdo sobre os  motivos para você pedalar! Os benefícios da prática de atividades físicas são inegáveis e, o ciclismo seja como prática de esportes ou meio de transporte, também é uma modalidade que além de divertida, apresenta variadas qualidades.

Por meio da internet, encontramos diversos assuntos relacionados ao tema, porém, com tanta informação advinda de inúmeras telas como smartphones, computadores, tablets e afins; bons conteúdos podem passar despercebidos. Confira os benefícios:

 

1 – Mais do que pontual, adiantado (a)

Com a mobilidade da bicicleta, é possível desvencilhar dos carros parados e fugir do trânsito. Mesmo em cidades que apresentam poucos congestionamentos, locomover-se pelo centro ou local movimentado torna-se bem mais rápido. Sendo assim, será possível chegar aos compromissos na hora certa ou até mesmo adiantado (a). Sem atrasos!

2 – Bom sono

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford (Estados Unidos) realizaram experiências e comprovaram que pessoas que praticam o ciclismo dormem melhor.

O experimento foi realizado da seguinte maneira: pessoas sedentárias e com insônia pedalaram de 20 a 30 minutos em dias alternativos. O resultado mostrou que o tempo levado por eles para cair no sono reduziu pela metade, e o tempo de sono aumentou quase uma hora.

3 – Mais jovem

Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que pedalar regularmente pode proteger a pele contra os efeitos da radiação UV e reduzir os sinais da idade. Isso mesmo!

O dermatologista Christopher Rowland Payne explicou que: “o aumento da circulação através do exercício entrega oxigênio e nutrientes às células da pele de forma mais eficaz, enquanto auxilia na eliminação das toxinas prejudiciais. Exercício também cria um ambiente ideal para otimizar a produção de colágeno dentro do corpo ajudando a reduzir o aparecimento de rugas e acelerando o processo de cicatrização.”

Em todas as atividades físicas, principalmente ao ar livre, o uso do protetor solar é essencial! E lembrando que não só a aparência fica mais jovem! De acordo com o Fórum Nacional para a Fundação de Doenças Coronárias nos Estados Unidos, ciclistas que pedalam regularmente apresentam um nível físico que se iguala ao de uma pessoa 10 anos mais jovem.

4 – Bom funcionamento do intestino

De acordo com especialistas da Universidade de Bristol, os benefícios de pedalar também se estendem ao intestino.

A gastroenterologista Ana Raimundo explica que “a atividade física ajuda a diminuir o tempo que a comida leva até chegar ao intestino grosso, limitando a quantidade de água que é absorvida novamente pelo corpo e te deixando com fezes mais macias”, afirma.

5 – Coração saudável

Estudos da Universidade de Purdue nos Estados Unidos mostraram que pedalar regularmente pode cortar o risco de ter doenças cardíacas em 50%. E de acordo com a Fundação Britânica do Coração, cerca de 10 mil ataques cardíacos fatais poderiam ter sido evitados por ano se as pessoas se exercitassem. Pedalar apenas 30km por semana reduz o risco de doenças cardíacas a menos de metade daqueles que não fazem exercício.

 6 – Disposição e produtividade no trabalho

Um estudo realizado pela Universidade de Bristol mostrou que os trabalhadores que se exercitavam sentiam sua performance interpessoal melhorada, eles tiravam menos pausas e achavam mais fácil de terminar o trabalho a tempo.

7 – Menos poluição

Pesquisadores do Imperial College em Londres descobriram que passageiros em ônibus, táxis e carros inalam substancialmente mais poluição do que os ciclistas e pedestres!

Em média, os passageiros de táxi foram expostos a mais de 100.000 partículas ultrafinas – que podem se instalar nos pulmões e danificar as células – por centímetro cúbico. Já os passageiros de ônibus ficaram um pouco abaixo dos 100 mil, e os dos carros inalam cerca de 40 mil dessas partículas.

Os ciclistas, por outro lado, foram expostos a apenas 8 mil partículas ultrafinas por centímetro cúbico. Os ciclistas inalam menos partículas, pois pedalam nas laterais da pista e não estão diretamente na linha da fumaça de escape dos carros.

8 – Criatividade em alta

Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) descobriram que 5% de melhoria na aptidão cardiorrespiratória de ciclismo levou a uma melhoria de até 15% em testes mentais, já que o ciclismo ajuda a construir novas células cerebrais no hipocampo; região responsável pela memória, que se deteriora a partir dos 30 anos de idade.

 

Pedal Legal

Pensando nesses e outros inúmeros benefícios que a prática do ciclismo oferece, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda) irá promover a 2ª edição do Pedal Legal no próximo dia 22/07, das 09h às 11h, na Praça JK, bairro Sion. 

Participe

Toda a família poderá participar, porém o kit (camisa e viseira) será fornecido somente aos advogados(as) devidamente inscritos. A entrega dos kits terá início às 09h e, na sequência, às 09h45, um educador físico irá orientar os participantes em atividades de alongamento. Clique aqui e faça já a sua inscrição!

 

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar