79 anos de solidariedade e compromisso com a advocacia

 em caamg

Há 79 anos nascia em Belo Horizonte a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. A  entidade surgiu sobre o alicerce da assistência, cuidado e apoio aos advogados de todo o estado, assistindo-os em todas as suas necessidades para desempenharem da melhor forma possível o direito, a justiça e a cidadania no estado. Por meio de uma advocacia forte e bem amparada se pode criar uma sociedade mais igualitária, assim, a CAA/MG foi aprofundando suas raízes na criação de iniciativas pungentes que pudessem criar prerrogativas à advocacia tornando a classe mais unida e com ampla visão do seu papel social.

Com o passar dos anos, diversas modalidades de auxílios e benefícios foram sendo implementados e ofertados aos profissionais, tais como auxílios mensais, funerais, acolhimento, maternidade, alimentação, dentre diversos outros que visam abranger de maneira 360º às necessidades temporárias ou prolongadas da advocacia.

Nessa última gestão, iniciada em 2019, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, atuou com o propósito de se manter no caminho do trabalho, transparência, solidez e uma gestão financeira eficiente. Os dados da gestão evidenciam isso, sendo que, em novembro, há um mês do término da gestão, o saldo em aplicações financeiras da instituição é de 79 milhões de reais.  E durante a gestão, foram gastos cerca de 16,5 milhões em assistência e ações sociais. Evidenciando que é possível ampliar o fornecimento de auxílios aos profissionais, mas mantendo sempre a austeridade. Além disso, foi criado o portal da transparência com a finalidade de informar os advogados sobre os investimentos na área da assistência social e divulgar a economia realizada durante a gestão para tais investimentos.

Durante a atual gestão, um mal sem precedente nesses 79 anos pegou o mundo de surpresa: a pandemia de covid-19, e exigiu da entidade a criação de medidas extraordinárias e efetivas para a proteção tanto da saúde dos advogados quanto a manutenção do trabalho durante o período de isolamento. Sendo assim a CAA, criou a Comissão Extraordinária de Estudo e Planejamento e demais providências por ocasião da pandemia de Covid-19, por escopo de acolher de diversas formas o advogado acometido com a Covid-19 estendendo-se a todas subseções.

A Caixa criou o projeto CAAlmamente, um núcleo inteiramente voltado para assistência psicológica. Além disso, foram liberados testes de Covid-19 a baixo custo, cartão alimentação emergencial, isenção extraordinária de anuidades, os advogados aptos a receber a vacina contra a doença, que têm alguma dificuldade de locomoção também puderam solicitar o auxílio transporte até os locais de vacinação e ainda auxílio mensal, onde mais de 16 mil advogados foram beneficiados, os quais somam 28.804 atendimentos.

A CAA/MG se preocupou também em ajudar os advogados a se manterem atuantes em seu trabalho. Para isso, aumentou e equipou mais cerca de 40 unidades do Meu Escritório, oferecendo estrutura completa para o desenvolvimento das atividades dos profissionais.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Resultado Anuidade Zero