CAA Vanguarda celebra o 18 de Junho – Dia do Orgulho Autista

 Em caamg, caavanguarda, Institucional, Serviço Social, Serviços e Programas, Subseções

A data surgiu em junho de 2004, com a primeira campanha “Autistic Pride Day” (Dia do Orgulho Autista), organizada pelo Aspies for Freedom – nome de um grupo londrino de pessoas autistas que se organizaram em torno da ideia de que precisavam defender os seus direitos. Este dia celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam.

O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.

A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais apoia a celebração da data. Para o presidente da CAA Vanguarda, Sérgio Murilo Braga, “a essência da comemoração é assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas” ressaltou.

Os eventos deste dia visam destacar a identidade, a cultura e o orgulho autista e são organizados por diferentes entidades relacionadas a essa neurodiversidade.

Orgulho

Os movimentos denominados de “orgulho” visam a mobilização de grupos de pessoas que são, por algum motivo, considerados “diferentes” do que é considerado normal pela sociedade em que vivemos.

A palavra orgulho é o contrário de “vergonha”, ou seja, são pessoas que se sentem bem por serem do jeito que são. Portanto, quando falamos em “Orgulho Autista”, estamos dizendo que todos os indivíduos devem se sentir orgulhosos de serem como são e que a sociedade nunca deve enquadrá-los no que é considerado “padrão normal”, afinal, todos temos nossas diferenças e particularidades.

Mas nem sempre é fácil. Familiares e amigos de autistas sabem que é necessário apoiá-los para construírem uma imagem forte e com autoestima. Por isso, essas datas servem para reforçar o apoio e a dedicação que essas pessoas precisam para garantir seus direitos e igualdade.

Apoio Nacional

Em nosso país há ONGs – organizações não governamentais, que defendem as pessoas com autismo e suas famílias.

MOAB

O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) é uma entidade nacional não-governamental, sem finalidades lucrativas, criado em 2005. É formado por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa – todos voluntários.

O objetivo principal é buscar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas com autismo e para as suas famílias. Para isso são desenvolvidos uma série de ações, projetos e programas.

Abraça

A Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça) é uma organização nacional de defesa dos direitos humanos das pessoas com autismo. Criada em 2008, com finalidade defender os direitos e promover a cidadania plena das pessoas com autismo e de suas famílias.

Você pode gostar destes também:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar